Notícias de saúde

Sociedade Brasileira de Pediatria se manifesta a favor da vacinação de crianças

25 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Diante dos questionamentos acerca da decisa~o da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de liberar o uso da vacina Covid-19 (Comirnaty) fabricada pela Pfizer/BioNTech em crianças de 5 a 11 anos, as sociedades brasileiras de Imunizações (SBIm), Pediatria (SBP) e Infectologia (SBI) decidiram tornar pu´blico o parecer encaminhado a` Anvisa na ocasião em que as entidades foram consultadas. 

No documento — que reúne informações sobre o impacto da Covid-19 no grupo etário, avaliação de potenciais benefícios e riscos da vacinação e condições a serem cumpridas pela fabricante após a aprovação —, a SBIm, a SBP e a SBI manifestam-se favoráveis a` autorização, por entenderem que os benefícios da vacinação na população de crianças de 5 a 11 anos, com a vacina Comirnaty, no contexto atual da pandemia, superam os eventuais riscos associados a` vacinação. As entidades pediram “urgente implementação de estratégias” para reduzir o risco de complicações, hospitalizações e mortes dessa faixa etária.

“Infelizmente, as taxas de mortalidade e de letalidade em crianças no Brasil estão entre as mais altas do mundo... Ao contrário do que afirmou recentemente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o número de hospitalizações e de mortes motivadas pela Covid-19 na população pediátrica, de forma geral, incluindo o grupo de crianças de 5-11 anos, não está em patamares aceitáveis”, diz o texto publicado. 

No Brasil, 301 crianças entre 5 e 11 anos morreram em decorrência da doença desde o início da pandemia até o dia 6 de dezembro, o que significa 14,3 mortes por mês, ou uma a cada dois dias.

“A sociedade espera e merece outro tipo de postura e de compromisso com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil” diz o texto.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários