Notícias de saúde

Riscos de mortes relacionadas a uso de piercings e tatuagens

22 de julho de 2003 (Bibliomed). A Comissão Européia está alertando que "tatuagens e piercings podem causar infecções virais e outras doenças catastróficas, tais como hepatite, AIDS, lepra e melanoma".

Segundo a Comissão, até 50% de todos os piercings implantados apresentam infecções agudas que irão necessitar de tratamento médico, e já ocorreram duas mortes relacionadas a piercings na Europa este ano.

Com relação às tatuagens, sabe-se muito pouco a respeito da estrutura química e toxicidade de muitas tinturas usadas nas pinturas corporais. A Comissão informou que muitas lojas de tatuagem estão, na realidade, usando tintas de pintura de carros na pele de seus clientes. Os problemas relacionados com a arte corporal das tatuagens incluem a síndrome do choque tóxico, tétano, úlceras venéreas, tuberculose e doenças da pele.

A informação foi publicada na área de notícias da revista médica inglesa British Medical Journal, e serve de alerta a respeito destes procedimentos, as conclusões do relatório europeu podem ser aplicadas no Brasil.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários