Notícias de saúde

Drogas lícitas são consumidas indiscriminadamente por adolescentes

03 de Julho de 2003 (Bibliomed). Um estudo divulgado durante a Semana Nacional Antidrogas mostra que é preciso ficar atento também ao crescimento do consumo de drogas lícitas entre os adolescentes. A pesquisa realizada na capital mineira mostrou que 40% dos belo-horizontinos com idade entre 12 e 16 anos consomem regularmente bebidas alcoólicas e 14% fumam.

A cerveja foi apontada como a bebida preferida dos jovens, que não encontram dificuldades para consegui-la na maior parte dos bares da capital mineira. O hábito, que está começando cada vez mais cedo, é do conhecimento de 68% dos pais. Entre as crianças com 12 e 13 anos, o consumo precoce é feito em casa, com a conivência dos pais. Para uma parcela significativa, o consumo social não acontece apenas nos finais de semana – 15% costumam beber mais de cinco vezes por mês.

A aceitação social, a falta de conscientização e o desconhecimento dos efeitos nocivos contribuem para que essa parcela da população se transforme em um grupo de risco suscetível ao alcoolismo, segundo o estudo realizado pela Juércio e Associados para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, junto a 360 adolescentes nas nove regionais da cidade. É bom lembrar que o uso abusivo do álcool é causa primária de muitos acidentes de automóveis e de tentativas de suicídio. Apesar de ser a droga mais consumida, a dependência alcoólica nem sempre é notificada.

Em relação aos jovens fumantes, a maioria consome de seis a dez cigarros por dia. Embora apenas 20% dos pais permitam que os filhos dêem suas tragadas ao seu lado, 59% têm conhecimento do hábito dos filhos. Os dados preocupam, considerando-se que estudos do Ministério da Saúde mostram que o hábito de fumar e a conseqüente dependência à nicotina geralmente se estabelecem na adolescência.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários