Notícias de saúde

A ingestão de álcool contribui para o ganho de peso em homens de meia idade

12 de Maio de 2003 (Bibliomed). Ainda há poucas informações acerca da relação entre o consumo regular do álcool e o ganho de peso e risco de obesidade. Pesquisadores ingleses estudaram essa relação em 7608 homens, com idade entre 40-59 anos, durante 5 anos através de questionários sobre as mudanças da ingestão de álcool e o peso corporal. Os resultados foram publicados na última semana na revista médica, The American Journal of Clinical Nutrition.

Os maiores índices de massa corporal (peso dividido pelo quadrado da altura, usado para avaliar o excesso de peso) ocorreram naqueles homens que ingerem grande quantidade de bebida alcoólica, comparados com homens que ingerem pequenas quantidades, e isso ocorreu independente do tipo ou combinação de bebida. Após cinco anos de estudo, os homens que continuaram ou começaram a ingerir grande quantidade de bebida alcoólica (30g/dia de álcool, ou mais) tiveram os maiores ganhos de peso. E os homens que diminuíram a quantidade de ingestão de bebida alcoólica, ganharam menos peso ou mesmo, perderam peso.

Os pesquisadores concluíram que a ingestão de grande quantidade de bebida alcoólica, 30 g/dia de álcool ou mais, o que equivale a três latas de 330ml de cerveja ou três taças de 110ml de vinho ou a três doses de 30ml de um destilado como uísque, pinga ou vodca, contribui diretamente para o ganho de peso e para a obesidade, independentemente do tipo de bebida alcoólica consumida.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários