Notícias de saúde

Reposição hormonal não leva a melhora da qualidade de vida em mulheres na menopausa

08 de Maio de 2003 (Bibliomed). Estudos clínicos recentes têm indicado que riscos de saúde significativos estão associados com o uso de terapia de reposição hormonal combinada. Entretanto, sabe-se pouco acerca do efeito da terapia hormonal na qualidade de vida relacionada com a saúde.

Pesquisadores Women's Health Initiative (WHI) avaliaram 16.608 mulheres em período pós-menopausa com idades entre 50 a 79 anos portadoras de um útero intacto para receber uma combinação de estrógeno mais progesterona (8.506 mulheres) ou placebo (8.102 mulheres). As pacientes receberam os medicamentos de maneira “cega”, ou seja, não sabiam se estavam usando o medicamento ou o placebo.

Foram avaliadas aleatoriamente 1.511 destas mulheres, em relação a sua qualidade de vida ligada à saúde. Os resultados deste estudo, publicados hoje na revista The New England Journal of Medicine, indicaram que o uso de estrógeno mais progesterona não levou a uma melhora significativa na qualidade de vida ligada à saúde, neste grupo de pacientes que foram estudadas.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários