Notícias de saúde

Maioria dos pacientes portadores da SARS adquiriu a infecção em ambiente hospitalar

07 de Maio de 2003 (Bibliomed) - Em março de 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta global  descrevendo os casos de pneumonia atípica de causa desconhecida, surgida em  Hong Kong, China, e no Vietnam. A partir de 28 de abril de 2003, a síndrome respiratória aguda severa (SARS) foi descrita em 28 países, envolvendo 5.050 indivíduos e causando 217 mortes. Informações  que foram divulgadas posteriormente, sugeriram que a SARS estivesse presente na província de Guangdong, na China, desde novembro de 2002.

Com a finalidade de descrever as características clínicas e os resultados a curto prazo da SARS no primeiro grande grupo de pacientes na América do Norte, e também descrever como estes pacientes foram tratados, além das variáveis associadas a um mal resultado deste tratamento, pesquisadores canadenses avaliaram 144 pacientes com diagnóstico de suspeição da doença nos meses de março e abril de 2003.

Entre os achados encontrados, publicados esta semana na revista JAMA, demonstrou-se que 77% dos doentes foram expostos ao vírus dentro de um ambiente hospitalar, e eram principalmente trabalhadores da área de saúde, pacientes, e visitantes. O mesmo estudo revelou que ocorreu uma sobrevida de 93,5% entre os pacientes analisados.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários