Notícias de saúde

Exame computadorizado garante melhor diagnóstico da labirintite

08 de Abril de 2003 (Bibliomed). Os médicos já podem contar com um exame capaz de fornecer um diagnóstico mais preciso para os distúrbios do equilíbrio, conhecidos popularmente como labirintite. Aliado a uma tecnologia digital, o exame conhecido como o vectonistagmografia permite identificar com 90% de eficácia se as tonturas e as vertigens, sintomas comuns do distúrbio, surgem realmente do labirinto ou não. Existem outras formas de se fazer o diagnóstico, mas elas têm apenas 60% de eficácia.

“Sabe-se que hoje 20% da população têm ou terá algum problema de tontura. Nem todos os problemas de distúrbios do equilíbrio representam a labirintite propriamente dita e existem diversos fatores etiológicos para o seu desenvolvimento, cujo descobrimento é fundamental para a aplicação da terapêutica adequada”, disse a médica Norma Penido, que esteve envolvida numa casuística realizada numa clínica do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

Na pesquisa, realizada no período de 2000 a 2002, constatou-se que dos 583 pacientes acompanhados, 408 eram do sexo feminino e 176 do masculino. Desses, 25,6% apresentaram resultados normais e o restante apresentou comprometimento dos nervos vestibulares (do labirinto) e/ou do sistema nervoso central. “A experiência demonstrou um aumento significativo da sensibilidade para a definição do diagnóstico, o que também possibilitou uma melhor orientação de escolhas terapêuticas para o problema”, explicou a médica. Os resultados do estudo serão apresentados entre os dias 11 e 13 de abril, no Simpósio Internacional de Audiologia, em São Paulo.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários