Notícias de saúde

Excesso de vitamina A pode ser prejudicial à saúde, diz estudo

03 de Fevereiro de 2003 (Bibliomed). O consumo de suplementos de vitamina A pode enfraquecer os ossos e aumentar o risco de fraturas, segundo um estudo realizado na Universidade de Upsália, na Suécia, durante três décadas. A pesquisa, realizada com 2.322 homens, foi a primeira sobre o assunto a medir os níveis da vitamina no sangue e confirmou três estudos preliminares feitos com mulheres. As pesquisas anteriores haviam analisado apenas os dados sobre dieta e uso de complementos dos participantes. “Salvo que exista uma razão médica conhecida para a administração do suplemento, como certas doenças dos olhos, as pessoas não deveriam consumir vitamina A”, afirmou o médico Donald Louria, da Universidade de Nova Jersey (EUA).

De acordo com os pesquisadores, o estudo revelou que o consumo diário de mais de 1,5 miligrama de vitamina A pode ser nocivo à saúde e os nutricionistas recomendam apenas uma dose diária de 0,7 mg para mulheres e 0,9 mg para os homens, que podem ser adquiridos com uma dieta saudável. Como muitos suplementos contém entre 0,75 e 1,5 mg de vitamina A, que aparecem nas etiquetas dos frascos como 2.500 e 5.000 mil unidades internacionais, respectivamente, a ingestão de apenas um suplemento pode elevar os níveis da vitamina no sangue.

A vitamina A pode interferir na produção de novos ossos, na quebra de ossos mais velhos e agir com a vitamina D na manutenção do cálcio no organismo. No estudo, 20% dos homens apresentaram altos índices de vitamina A, tendo 2,5 vezes mais chances de quebrar o quadril e 65% a mais de sofrer uma fratura no corpo. Em alguns participantes, esse risco chegou a ser sete vezes maior. De acordo com Louria, pequenas quantidades de vitamina A podem ser encontradas em gemas de ovos, manteiga, creme, leite e alguns cereais e grandes quantidades estão presentes em fígado de boi e óleos de peixes, que só devem ser consumidos uma vez por semana.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários