Notícias de saúde

BRASIL: Vitamina E Reduz o Risco de Doenças Coronarianas

São Paulo, 24 de Janeiro (eHealthLA). Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o infarto mata 200 mil pessoas por ano no País. Para os especialistas, medidas simples como manter uma dieta saudável e rica em vitamina E, poderiam reduzir sensivelmente esse número. A vitamina E contribui para reduzir a deposição de gordura (colesterol) nas artérias, pois combate os radicais livres, os quais, em excesso, prejudicam a eliminação do colesterol da corrente sanguínea.

“Já foi comprovado que a vitamina E previne as doenças cardiovasculares”, afirma a farmacêutica bioquímica Dulcineia Parra Abdalla, da Universidade de São Paulo. “Isso porque, como toda substância que trabalha contra a oxidação, ela combate os radicais livres, moléculas que promovem o entupimento das artérias e, em seguida, levam ao infarto e ao derrame”, completa Dulcineia.

Vantagens

Mas a vitamina E também retarda o envelhecimento, alivia a fadiga e ajuda o corpo a aproveitar a vitamina A. Apesar de ser lipossolúvel, ela não pode ser armazenada no organismo por muito tempo. Do que se consome, entre 20% e 40% são eliminados pelas fezes. Ela é encontrada principalmente em óleos vegetais e no germe de trigo.

“Como essa vitamina não é produzida pelo organismo humano, o homem depende de fontes externas (alimentos e suplementos) para suprir suas necessidades. A ingestão de suplementos vitamínicos deve ser orientada pelos médicos”, diz Dulcineia. Recomendações diárias: 8 miligramas — 1 colher de sopa de óleo de soja atende à metade dessa necessidade.

Colesterol

O colesterol é um tipo de gordura produzida por nosso organismo e também ingerida através dos alimentos. O colesterol pode ser prejudicial, pois, em excesso, deposita-se nas artérias, as quais com o tempo podem se obstruir, dificultando a passagem do sangue, ocasionando assim um ataque cardíaco ou um derrame.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários