Notícias de saúde

Inca inaugura o primeiro Serviço de Integração Humana do país

18 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). O primeiro serviço específico para a reabilitação de pacientes com câncer no Brasil foi inaugurado na última semana pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), com o objetivo de reintegrar esses doentes à família e ao trabalho. O Serviço de Integração Humana Edjane Faria de Amorim oferecerá recondicionamento físico a mulheres mastectomizadas e outros serviços de apoio como reabilitação motora, estética e tratamento para distúrbios emocionais. Três mil pessoas serão atendidas por mês.

O Serviço de Integração Humana fica na Rua Washington Luiz, 35, no Centro de São Paulo. São mais de 15 consultórios e ginásio para reabilitação de pessoas com seqüelas decorrentes do câncer ou de seu tratamento. O Inca investiu mais de R$ 500 mil em obras e equipamentos e recebeu cerca de R$ 75 mil em doações do Rotary Club do Brasil. Mais de cem profissionais estarão envolvidos com trabalhos nas áreas de Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia, Prótese e Clínica da Dor.

Futuramente, voluntários serão integrados aos serviços de Terapia Ocupacional. “Os serviços de integração humana começam no momento em que o paciente procura a instituição e nem sempre terminam com a alta, podendo envolver diversas especialidades que tratam do ser humano, e não só da doença. A reabilitação deve começar tão logo o câncer seja diagnosticado, devendo ser planejada a cada etapa do tratamento”, explicou o Chefe do Serviço de Integração Humana, Nivaldo Barroso de Pinho.

O planejamento terapêutico não se restringe à seleção de condutas clínicas ou cirúrgicas. Ele inclui também cuidados que permitam ao paciente adaptar-se física, psicológica e socialmente a uma nova situação. Consegue-se uma melhoria da qualidade de vida do paciente, atendendo às necessidades específicas de cada um, através da restauração anatômica e funcional, de suporte físico e psicológico e do controle da dor.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários