Notícias de saúde

Dia Mundial do Câncer tem campanha focada nas redes sociais

03 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer. Apesar do avanço da medicina, tanto nos diagnósticos quanto nos tratamentos, o câncer ainda causa a morte de 7,6 das 12,7 milhões de pessoas diagnosticadas anualmente.

Para 2012, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de mais de 518 mil novos casos da doença no Brasil, sendo os principais o de próstata entre os homens (30,8%) e o de mama entre as mulheres (27,9%).  União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) calcula que até 2020 a doença será a causadora do maior número de mortes no mundo.

Para promover a conscientização da população, será realizada uma vasta campanha que abrangerá também as redes sociais. A campanha é realizada pelo INCA, com apoio da UICC, e a meta é ajudar a reduzir o número de mortes prematuras pelo câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis em 25% até 2025.

A fim de promover a integração com o público, a campanha 2012 criou o hotsite http://www.inca.gov.br/wcm/dmdc/2012   e convocou seguidores através das hashtags (palavras-chave antecedidas pelo símbolo#) #JuntosÉpossível; #diamundialdocancer e #worldcancerday  nas redes sociais.  Para participar, os interessados devem enviar uma mensagem com ou sem foto, identificando o estado ou país de localização. As mensagens devem conter até 140 caracteres. A foto deve ter até 3 megapixels e a extensão deve ser em JPEG.

De acordo com especialistas, o aumento da expectativa de vida faz com que cresçam as chances de desenvolvimento de câncer, e por isso é preciso mais campanhas de conscientização que chamem a atenção não só da população, mas também de autoridades de saúde e do governo. Questões como boa alimentação, prática de atividade física, hábitos sexuais saudáveis, combate ao tabagismo, sedentarismo e consumo de álcool, além da realização de exames frequentes devem ser estimulados.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários