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Capacete diminui em 70% o risco de morte entre ciclistas

04 de Setembro de 2002 (Bibliomed). Estima-se que, no Brasil, a cada quatro minutos um ciclista sofre um trauma de cabeça. Segundo o presidente da Liga Mineira do Trauma, Sérgio Guerra, uma medida simples reduziria o risco de morte entre os ciclistas em mais de 70% e o risco de lesões em 88% - usar capacete. O médico explica que os outros equipamentos de segurança - como cotoveleira, luvas e joelheira - também são eficientes para reduzir as lesões.

Mas o comportamento do ciclista no trânsito é fundamental para sua segurança. “Cerca de 80% das mortes decorrem do comportamento do ciclista. Ele precisa ter consciência de que é mais um veículo no trânsito”, disse o Guerra, acrescentando que os acidentes, quando não levam à morte, podem deixar seqüelas neurológicas e motoras, como deficiência de aprendizado e limitações na fala e no movimento.

O médico deu algumas dicas: andar no mesmo sentido do tráfego, obedecer ao sinal e andar sempre à direita, onde o trânsito é mais lento, “mas com cuidado redobrado com portas que são abertas e carros que vão parar”. Guerra acrescentou, ainda, que as crianças com menos de dez anos não devem andar em vias públicas porque ainda não desenvolveram totalmente a visão e a percepção de tempo e espaço. Elas devem andar de bicicleta apenas em ciclovias, parques e praças.

Preocupada com os números, a Liga Mineira do Trauma está elaborando um documento que ser encaminhado à Câmara Municipal, em aproximadamente 30 dias, sugerindo a obrigatoriedade do uso de capacete por ciclistas. Em Belo Horizonte, as internações por causa de acidentes envolvendo ciclistas são, em média, 200 por mês - 60% a mais do que as que envolvem motos. “A legislação ajuda muito na mudança de comportamento dos adultos. Para as crianças, a educação ainda é eficiente”, explicou Guerra.

Por isso, a LMT está lançando a campanha “Use a cabeça, pedale com capacete” nas escolas. O alvo principal da campanha é a bicicleta, por ser a principal causa de acidentes, mas a idéia é conscientizar sobre os riscos que existem também entre aqueles que usam skates, patins e patinetes.

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