Notícias de saúde

Uso de Capacete Reduz Risco de Lesões em Ciclistas

NOVA YORK (Reuters Health) - No caso de ciclistas ainda não terem entendido a mensagem, pesquisadores do Reino Unido apresentam mais evidência de que capacetes reduzem drasticamente o risco de lesão na cabeça entre crianças e adultos.

Entre 1991 e 1995, o uso crescente de capacetes para ciclistas provocou uma queda de 12 por cento no número de pessoas admitidas em hospital devido a lesões na cabeça relacionadas ao ciclismo.

As lesões diminuíram entre crianças pequenas, adolescentes e adultos, de acordo com Adrian Cook, do Imperial College School of Medicine, em Londres, e sua equipe.

O estudo está publicado na edição de 28 de outubro de British Medical Journal.

Os benefícios do uso de capacetes para ciclistas já haviam sido observados, mas muitos ciclistas continuam indiferentes a esses benefícios.

No ano passado, a Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor, dos Estados Unidos, afirmou que metade dos norte-americanos que andava de bicicleta não usava capacete, apesar de avaliações indicando que os capacetes reduzem o risco de lesões graves na cabeça em 85 por cento.

Em um editorial acompanhando o estudo, pesquisadores de Seattle, Estados Unidos, destacam que alguns cientistas questionaram se capacetes para ciclistas diminuem as taxas de lesões na cabeça.

De acordo com Frederick P. Rivara e sua equipe, da Universidade de Washington, um dos argumentos é de que ciclistas que usam capacetes são mais negligentes do que outros, o que anularia os benefícios de proteção.

Rivara e sua equipe afirmam, no entanto, que "a evidência de que capacetes para ciclistas previnem lesões na cabeça é tão forte quanto aquela de qualquer programa de prevenção de lesões".

"Atrasos na promoção do uso de capacetes serão medidos através dos números de vidas arruinadas pelas consequências devastadoras de lesões cerebrais que podem ser prevenidas", acrescentam Rivara e sua equipe.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários