Notícias de saúde

Adesivo pode Reduzir Desejo por Chocolate

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - A ajuda aos "Viciados em chocolate" está a caminho. Um adesivo de pele que libera cheiro de baunilha e outros aromas ajuda a reduzir a necessidade por chocolate e doces de altas calorias. A novidade foi revelada pelos nutricionistas do Hospital St. George, em Londres, que testaram o produto.

As pessoas que usaram o adesivo no dorso da mão nos testes iniciais após quatro semanas tiveram uma mudança no apetite e perderam, em média, dois quilos.

"Diminuiu pela metade a ingestão de chocolate e as bebidas doces também foram significativamente reduzidas", disse Catherine Collins, nutricionista chefe do hospital e coordenadora do estudo.

Os nutricionistas dividiram aleatoriamente 200 voluntários com peso acima do normal em três grupos onde receberam adesivo de baunilha, adesivo de limão, adesivo sem qualquer substância ou não receberam adesivos.

A perda de peso no grupo de controle - adesivo de limão ou sem adesivo - foi apenas uma fração do obtido pelas pessoas que usaram o adesivo de baunilha.

O adesivo reduziu a necessidade por chocolates e doces, mas não teve impacto sobre alimentos com gordura ou amido e álcool.

Collins não está certa sobre o mecanismo de funcionamento do adesivo de baunilha, mas pensa que pode influenciar a sensação de saciedade. "O sabor e o aroma fazem um feedback satisfatório na bioquímica do cérebro, sinalizando imediatamente para parar de comer". "Na literatura da psicologia existem muitos trabalhos sobre o assunto, mas nunca tinham sido aplicados a pacientes obesos", explicou.

"Algumas pesquisas mostram que cheiros muito doces liberam serotonina no cérebro. Serotonina é uma substância química proporciona a sensação de bem estar, que é o mesmo efeito provocado pelo chocolate. Seu conteúdo químico produz serotonina".

A baunilha é liberada do adesivo e não é absorvida pela pele. Embora poucas pessoas disseram que o cheiro fez com que sentissem um pouco de náuseas, Collins disse que os adesivos não causaram nenhum efeito colateral mais sério.

Collins apresentou o trabalho durante o 13º. Congresso Internacional de Nutricionistas em Edimburgo, Escócia. A pesquisa também será submetida a um jornal médico.

Os adesivos, produzidos pela Aromacology Patch Company Ltd., estarão disponíveis na Grã-Bretanha em setembro e serão lançados internacionalmente dentro de um ano.

Liz Paul, inventora do adesivo, disse que o cheiro de baunilha do produto é uma mistura patenteada de aromas.

"O adesivo cheira a baunilha, mas atualmente é muito mais científico. É um coquetel de perfumes", disse a inventora. O produto é o primeiro de cinco adesivos que a empresa vai produzir.

O segundo será destinado a reduzir a necessidade por comidas gordurosas como batata frita e outras relacionadas à insônia e tensão pré-menstrual (TPM).

Sinopse preparada porReuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários