Notícias de saúde

Gel de Testosterona é Tão Eficaz Quanto Adesivo

Por Brain McCann

CLEVELAND (Reuters Health) - Um gel de testosterona parece ser tão eficaz quanto um adesivo para fornecer o hormônio sexual masculino a homens que não o estão produzindo em quantidades suficientes, de acordo com um pesquisador norte-americano.

O gel é aplicado na parte inferior do abdômen e na parte superior dos braços e nos ombros, afirmou Joel Kaufman, de Aurora, Colorado, esta semana, durante apresentação à Sociedade para o Estudo da Impotência.

Algumas horas após a aplicação do adesivo ou gel pela manhã, a maioria dos pacientes, dos dois grupos, apresentou níveis normais de testosterona no sangue.

Durante o estudo de seis meses, 227 homens, com idade média de 51 anos, foram escolhidos ao acaso para receber o gel ou o adesivo.

A eficácia do gel foi medida através das concentrações média e mínima de testosterona no sangue durante um período de 24 horas.

Através das medidas, o gel foi superior ao adesivo nos dias 30, 90 e 180. Além disso, o desejo sexual dos participantes aumentou, independentemente do fato deles estarem usando o adesivo ou o gel.

"O interessante aqui é que este efeito foi observado em 30 dias", disse Kaufman. "Os pacientes também foram perguntados sobre a ereção e, mais uma vez, houve um aumento estatisticamente significativo nos três grupos."

Quase não foram observados efeitos colaterais do gel, no entanto, 67 por cento dos homens usando o adesivo reclamaram de irritação da pele, o que fez com que um número considerável interrompesse o uso do adesivo.

Kaufman destacou, no entanto, que o estudo utilizou uma marca de adesivo associada a uma maior incidência de irritação da pele do que marcas que normalmente são comercializadas. Ele explicou que adesivos mais novos não estavam disponíveis quando o estudo foi realizado.

O pesquisador alertou que homens recebendo as doses máximas do gel de testosterona podem transferir parte do hormônio a seu parceiro sexual. "Desse modo, é recomendável que, cinco horas após a aplicação, o homem use algum tipo de proteção ou tome um banho (antes) de praticar sexo", disse Kaufman.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários