Notícias de saúde

Mulheres estressadas podem comer até sete vezes mais doces

25 de abril de 2013 (Bibliomed). Algumas mulheres sentem vontade quase que incontrolável de comer doces em determinados momentos da vida, e uma possível explicação para isso é o estresse.

Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina da Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP), mulheres estressadas têm até sete vezes mais chances de desenvolverem a Dependência de Substâncias Doces (DSD), que também é conhecida como fissura por alimentos doces.

O estudo envolveu 31 mulheres com estresse e 26 não estressadas, todas com idades entre 20 e 45 anos, classificadas com índice de massa corporal (IMC) de sobrepeso. Questionadas sobre o motivo pelo qual comiam doces, a maioria das mulheres com DSD afirmou que era para se sentir melhor, ou para melhorar um estado de humor. Além disso, as mulheres contaram que sentem que cada vez precisam de maiores quantidades de doces para se sentirem satisfeitas, sentem sintomas na ausência dos doces e sempre comem mais do que pretendiam.

As voluntárias disseram, também, que passam horas pensando em como adquirir doces, que já reduziram atividades diárias ou de lazer para comer guloseimas e que continuam consumindo-as mesmo sabendo das possíveis consequências à saúde. Não houve diferenças estatísticas entre os dois grupos, mas as mulheres estressadas afirmaram sentir mais vontade de comer doces.

Fonte: Agência USP, 23 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários