Publicidade

Notícias de saúde

Vitaminas ajudam na prevenção da catarata

Belo Horizonte, 07 de Março de 2002 (Bibliomed). A catarata é uma doença em que as lentes do olho, responsáveis pela transmissão de luz do ambiente até as estruturas responsáveis por captar esta luz e transmitir a imagem para o cérebro, se tornam opacas e incapazes de transmitir a luz de forma adequada. É uma doença comum entre pessoas com mais de 75 anos, e é uma das principais causas de cegueira entre estes indivíduos. Existem vários tipos de catarata, de acordo com o local onde a opacificação aparece, e para cada tipo há um tratamento específico.

Um estudo feito em uma universidade dos Estados Unidos sugere que a ingestão diária adequada de vitaminas como a vitamina C e os carotenóides ajudam a prevenir o desenvolvimento da catarata, pelo menos em mulheres.

A vitamina C é uma vitamina antioxidante, ou seja, impede que compostos capazes de alterar por oxidação os componentes celulares (por exemplo os radicais livres) atuem no organismo. Ela é encontrada em vegetais e frutas, principalmente em frutas cítricas como laranja, acerola, limão, kiwi e outros. É amplamente encontrada na natureza, de forma que raramente ocorre carência total desta vitamina. Porém, em pessoas cujas dietas são pobres em vegetais e frutas, as quantidades ingeridas por dia podem ser menores do que as recomendadas, o que poderia trazer malefícios à saúde.

Sabe-se que a vitamina C é importante para a cicatrização de feridas, para a coagulação do sangue, combate a infecções, e outras funções fundamentais do organismo. A vitamina C não se acumula no organismo, logo deve ser ingerida diariamente em quantidades adequadas, já que o corpo não faz “reserva” dela. Tudo o que você ingerir de vitamina C além do necessário será eliminado na urina no mesmo dia, e no dia seguinte você precisará novamente ingerir a quantidade recomendada.

Os carotenóides são pigmentos de cor alaranjada, amarela ou vermelha encontrados em frutas e vegetais. No corpo humano, estes pigmentos são convertidos em vitamina A. A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel (solúvel em gorduras) que pode se acumular no organismo. Assim, tanto a falta desta vitamina como seu excesso podem trazer prejuízos à saúde.

Os pesquisadores avaliaram ambos os olhos de 492 mulheres com idade entre 53 e 73 anos. Nenhuma delas tinha diabetes e nem haviam sido diagnosticadas como portadoras de catarata. Os pesquisadores encontraram que 34% dos olhos tinham catarata cortical e aproximadamente 13% tinham cataratas subcapsulares posteriores. Eles encontraram que entre mulheres com menos de 60 anos que ingeriam pelo menos 362 mg de vitamina C, o risco de desenvolver um certo tipo de catarata (catarata cortical) era 57% menor que o risco das que ingeriam 140mg ou menos da vitamina. Mulheres que ingeriam suplementos de vitamina C por um período maior que 10 anos tinham 60% menos risco de desenvolver este tipo de catarata, comparadas à mulheres que nunca ingeriram suplementos vitamínicos.

A ingestão de carotenóides pareceu capaz de prevenir o surgimento de outro tipo de catarata (catarata subcapsular posterior), que é mais propensa a causar cegueira. Este efeito foi observado entre mulheres que não eram fumantes.

Segundo os pesquisadores, os dados desta pesquisa reforçam a evidência acumulada de que os nutrientes antioxidantes podem ser explorados em sua ação contra o desenvolvimento destas doenças capazes de causar dificuldade visual em idosos. Além disto, os dados sugerem indiretamente que os antioxidantes podem ser capazes de cortar alguns efeitos danosos provenientes do tabagismo.

Em suma, estes dados reforçam ainda mais a idéia de que uma alimentação balanceada, à base de frutas e vegetais e com quantidades recomendadas de vitaminas e sais minerais é essencial para uma boa saúde em qualquer fase da vida. É importante que estes hábitos alimentares saudáveis sejam cultivados como forma de garantir uma vida longa e com qualidade.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: