Notícias de saúde

Colesterol Alto em Homens Jovens Aumenta Risco Cardíaco

NOVA YORK, (Reuters) - Homens jovens com altos níveis de colesterol apresentam um maior risco de problemas cardíacos à medida que envelhecem e uma expectativa menor de vida do que aqueles com níveis normais de colesterol, relatam pesquisadores Norte Americanos, portanto devem adotar medidas preventivas como mudanças na alimentação ainda na juventude.

Uma conexão tem sido demonstrada em homens de meia idade, mas esta é a primeira vez que um estudo em larga escala mostra a relação entre o alto nível de colesterol e morte por diversas causas em homens com menos de 40 anos de idade.

Os autores compararam os níveis de colesterol e morte por doença cardíaca, doenças cardiovasculares, câncer e todas as causas entre mais de 80 mil homens com menos de 40 anos de idade em três grupos nos Estados Unidos. Os homens eram inicialmente parte dos estudos que começaram entre os anos 1959 e 1975.

A equipe constatou que a longo prazo, o padrão de mortes por doença cardíaca foram de 2.0 a 3.6 vezes maior entre homens com o nível de colesterol acima de 240 mg/dl comparado com os homens cujo nível de colesterol estava entre aqueles desejáveis (abaixo de 200mg/dl ). O padrão de mortes foi muito maior, 8 a 12 vezes mais alto, para homens cujo nível de colesterol excedeu 280 mg/dl.

Mortes de outras doenças cardiovasculares (CDV) e outras causas que não cardíacas também foram mais altas para homens com nível de colesterol alto, indica uma pesquisa do Journal of the American Medical Association (JAMA). De fato, para todas estas doenças, havia uma conexão direta entre os níveis de colesterol e o padrão das mortes, quanto mais alto o colesterol, mais alta a taxa de mortalidade.

Colesterol alto não teve conexão com mortes de câncer, violência e doenças que não estivessem ligadas a problemas cardiovasculares.

Enquanto eles admitem que experiências que demonstrem os benefícios da redução de altos níveis de colesterol, levará décadas, os pesquisadores também sugerem que “há uma razoável conclusão de que uma melhora na nutrição reduz os níveis séricos sendo eficaz para toda a população, incluindo os adultos jovens e particularmente aqueles que já apresentem níveis desfavoráveis”.

Em um editorial relacionado, o Dr. Scott M. Grundy, da University of Texas Southwestern Medical Center em Dallas, Texas, escreve: “As descobertas deixam claro que a detecção prematura de altos níveis séricos de colesterol é um primeiro passo necessário no esforço para reduzir o risco de doença cardíaca em um terço dos adultos jovens que apresentam um nível total de colesterol acima de 200mg/dl”.

Fonte: The Journal of the American Medical Association 2000;284:311-318,365-367.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários