Notícias de saúde

Mega-hair pode esconder perigo

Belo Horizonte, 31 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). A moda do mega-hair, que consiste no aplique de cabelos humanos ou sintéticos aos fios naturais com o objetivo de alongá-los, pode esconder um perigo para algumas pessoas: a cola utilizada na técnica pode conter borracha natural e provocar reações alérgicas em pessoas sensibilizadas. Estas reações podem ser graves e provocar a morte.

O artigo, publicado em uma revista americana sobre alergia, relata o caso de uma mulher de 37 anos que apresentou reação alérgica ao realizar o procedimento.

Esta mulher já havia apresentado reação a luvas de borracha, mas não havia realizado exames para confirmação da alergia. A mulher, durante a aplicação, apresentou irritação intensa em todo o corpo, urticária, edema (inchaço), olhos e nariz vermelhos e aumento da freqüência dos batimentos cardíacos, segundo o artigo.

O produto utilizado tinha, em sua embalagem, a advertência de que continha borracha natural, mas a maioria das pessoas e cosmetologistas não se lembram de verificar se os produtos utilizados contém algum componente ao qual a pessoa é alérgica.

Pessoas com alergia grave podem desenvolver taquicardia (aumento da freqüência dos batimentos cardíacos), inchaço das vias aéreas impedindo a respiração, queda da pressão, choque e morte. O tratamento deve ser imediato e realizado em hospital. Pessoas que sabem que são alérgicas a alguma substância devem evitar o contato com a mesma, já que as reações são imprevisíveis: se alguém tem reação leve a um produto hoje, pode apresentar uma reação grave amanhã, sem qualquer aviso.

Os pesquisadores calculam que aproximadamente 7% das pessoas apresentam alergia à borracha natural, apesar de apenas 1% destas apresentarem sintomas evidentes.

Este caso é o segundo documentado em que ficou bem caracterizada a causa da alergia. O primeiro caso envolveu uma mulher de 28 anos de idade da Inglaterra, que morreu logo após receber uma extensão capilar. No entanto, com a moda se espalhando pelo mundo, os pesquisadores acreditam que existam centenas ou mesmo milhares de reações semelhantes, que apenas não são relatadas ou conhecidas.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários