Notícias de saúde

Número de mortos por Ebola no Gabão não para de crescer

Belo Horizonte, 21 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). O número de vítimas do vírus Ebola no Gabão, não para de crescer. Até agora, 12 pessoas já morreram por causa do vírus e uma equipe internacional de médicos está tentando, desde o início da semana, localizar outras pessoas que tenham tido contato com um surto no Gabão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) comunicou, em Genebra, que as autoridades de saúde gabonesas identificaram até agora 15 casos no total, incluídas as 12 pessoas que já morreram.

Pelo menos dez vítimas pertenciam à mesma família. A primeira morte aconteceu no último dia 2, em Ekata, que fica cerca de oito quilômetros da fronteira com a República do Congo. Outros casos foram registrados em aldeias próximas como Ntolo, Mendemba e Ilahounene.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha e o Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, enviaram especialistas ao Gabão para acompanhar o surto.

Uma equipe de 14 especialistas da OMS e do Ministério da Saúde do Gabão também está percorrendo as selvas da província de Ogooue Ivindo, onde o surto teve início. Os especialistas pretendem fazer um rastreamento dos supostos casos, além de instalar uma unidade de isolamento para atender as vítimas.

O local é habitado por pigmeus e caçadores e é uma das áreas com menor densidade populacional do Gabão. Nos anos de 96 e 97, o vírus atacou a região matando 45 das 60 pessoas infectadas. O Ebola é responsável por uma das doenças virais mais devastadoras, já que mata entre 50% e 90% das pessoas infectadas. Não há cura para a doença. Entretanto, ela mata suas vítimas tão rapidamente que não dá tempo de se propagar a grande distância.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários