Notícias de saúde

Ebola mata dez pessoas na África

Belo Horizonte, 19 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). O ebola fez novas vítimas no Gabão. Até agora, das 12 pessoas que tiveram a doença confirmada, dez já morreram. Desde 1996, o país não registrava casos por infecção do vírus responsável pelo ebola.

O quadro está sendo acompanhado pela organização Médicos Sem Fronteiras, que enviou quatro profissionais para a cidade de Makouko, a Nordeste do país. Os médicos chegaram à localidade, na quinta-feira passada, e iniciaram o trabalho de isolamento da região. A equipe também está verificando se existem novos casos na área. Informações preliminares indicam que uma família com suspeita de contaminação viajou para o país vizinho, a República Democrática do Congo, chamada antes de Zaire.

O vírus ebola foi identificado no Zaire, em 1976. De lá para cá, ocorreram diversas epidemias em países vizinhos. A mais grave foi registrada no Zaire em 1995. Na ocasião, 315 pessoas adoeceram, das quais 244 morreram. A doença chegou ao Gabão um ano depois. Os casos mais recentes da África foram confirmados em Uganda, em 2000. Dos 71 doentes, 38 morreram.

Com o isolamento da área no Gabão e o rastreamento dos possíveis casos infectados até o momento, a organização Médicos Sem Fronteiras quer tentar impedir uma nova epidemia de ebola na África. Os profissionais acreditam que há riscos da doença atingir outros países africanos. Antes do primeiro caso humano da doença ser confirmado em Makouko, no Gabão, este ano, os moradores observaram a morte de um número elevado de macacos.

O ebola é um vírus perigoso, que causa um tipo agudo de febre hemorrágica. A mortalidade provocada pelo ebola é alta. Cerca de 95% dos infectados não resistem e morrem. A doença ainda desafia a ciência. Considerada uma enfermidade nova, que surgiu em decorrência do desmatamento, a doença ainda não tem tratamentos conhecidos. Segundo os especialistas, não existem medicamentos eficazes e nem vacina para impedir a ação do vírus.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários