Notícias de saúde

Rio aprova distribuição de seringas para usuários de drogas

Belo Horizonte, 22 de Outubro de 2001 (Bibliomed). A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou, na semana passada, projeto que permite ao governo estadual distribuir seringas descartáveis para usuários de drogas injetáveis.

O projeto, de autoria da deputada Cida Diogo (PT), tem por objetivo evitar a transmissão do vírus HIV pelo uso compartilhado de seringas. Segundo o Ministério da Saúde, 15% dos casos de Aids no Brasil estão relacionados ao uso de drogas injetáveis.

O Rio é o quarto estado a contar com uma lei desse tipo, depois de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da cidade de Salvador. Até agora, a distribuição de seringas descartáveis na cidade era feita pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A lei autoriza o governo a credenciar outras instituições e entidades para o programa, dentro das normas do Ministério da Saúde.

Além da distribuição de seringas novas, em troca de material potencialmente infectado, a lei prevê campanhas educativas, orientação para minimizar os riscos do uso de drogas injetáveis, a distribuição gratuita de preservativos e o encaminhamento dos usuários aos serviços de saúde que tratam de dependência química. A identidade e o endereço dos dependentes serão mantidos em sigilo.

O Projeto de Redução de Danos da Uerj começou em 1996 e já beneficiou pelo menos três mil dependentes. De acordo com o coordenador, Paulo Teles, até então, o índice de soropositivos entre os usuários de drogas injetáveis no Rio era de 25%.

Alguns anos depois, caiu para 8%. O projeto custa R$ 50 mil por ano, financiados pelo Ministério da Saúde. Os profissionais e o espaço físico são cedidos pela Universidade.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários