Notícias de saúde

Fatores externos são a segunda causa de morte no País

Belo Horizonte, 17 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Dados divulgados durante o seminário “Epidemia da Violência: Informação para Ação” revelam que causas externas – acidentes e violências – foram responsáveis pelo gasto de R$ 900 milhões em 700 mil internações hospitalares apenas no ano passado, no Rio de Janeiro. O seminário foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser).

No evento, foi discutida uma política de unificação das informações sobre violência no Estado. Atualmente, as causas externas já são tratadas pelos especialistas como uma epidemia. Acidentes e violências respondem pela segunda causa de morte no Brasil, representando 15% do total de óbitos registrados.

Os casos perdem apenas para as doenças do aparelho respiratório. Segundo as últimas informações do Datasus, cerca de 117 mil óbitos por causas externas foram contabilizados em 1998.

Entre as pessoas com idades de 5 a 39 anos, as causas externas já representam o primeiro fator de morte. Nesta faixa etária, homicídios e acidentes de trânsito têm índices significativos. Normalmente, os homens são as vítimas principais.

Na parcela populacional com idade de 20 a 29 anos, para cada morte feminina em decorrência de ferimento por arma de fogo, morreram 15 homens pelo mesmo motivo, apenas em 1997.

Os acidentes e violências são mais perceptíveis nas áreas urbanizadas, onde ocorrem cerca de 75% dos casos. Os números, segundo a Assessoria Técnica de Trauma e Violência do Ministério da Saúde, são preocupantes. O governo federal garante que está empenhado em combater esta realidade.

Durante o evento, que aconteceu no Rio de Janeiro no fim do mês passado, o secretário de Saúde do Rio, Gilson Cantarino, afirmou que o Estado pretende unificar seus dados de violência, mobilizando todos os órgãos envolvidos para enfrentar a questão.

Secretaria de Saúde e a polícia, por exemplo, precisam trabalhar na mesma sintonia. Hoje em dia, os boletins de ocorrência são as principais fontes de informação sobre as mortes por causas externas.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários