Publicidade

Notícias de saúde

IBGE pesquisa incidência de gravidez em meninas de 10 a 14 anos

Belo Horizonte, 05 de Outubro de 2001 (Bibliomed). O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) quer saber quantas meninas entre 10 e 14 anos de idade já têm filhos ou estão grávidas no Brasil. Para isso, deu início na última segunda-feira à Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad).

A Pesquisa é realizada anualmente pelo IBGE, mas a cada ano tem um perfil diferenciado e específico. Neste ano, o objetivo é obter dados atualizados sobre as chamadas "meninas-mães".

De acordo com o chefe do Departamento de População e Indicadores Sociais do IBGE, Luiz Antônio de Oliveira, os últimos dados específicos sobre gravidez em mulheres nessa faixa etária são de 1991. Ele acredita que os indicadores podem ter aumentado consideravelmente.

Segundo os dados de 1991, apenas 0,32% das crianças nascidas (12,3 mil bebês naquele ano) correspondiam a mães com idade entre 10 e 14 anos. Oliveira aposta que esse número pode ter dobrado, concentrando o resultado no grupo de 13-14 anos. Entre as meninas de 10 e 12 anos, o especialista não prevê aumento expressivo.

Nos últimos 10 anos, a menor faixa de idade pesquisada pelo IBGE em termos de fertilidade foi a de 15 a 19 anos, mas a necessidade de reduzir esse limite até os 10 anos foi constatada pelo aumento de casos de gravidez registrados em hospitais públicos. Para Oliveira, a análise dos dados históricos obtidos pelo IBGE demonstra claramente que, nos últimos 30 anos, a taxa de gravidez no Brasil teve uma queda progressiva, mas o índice de mães abaixo dos 19 anos aumentou.

Há 30 anos, a taxa de fecundidade no Brasil era de 5,8 filhos por mulher e, atualmente, é de 2,2. O índice de gravidez entre mulheres de 15 a 19 anos, porém, aumentou 7,4% apenas nos últimos oito anos. Em 1991, 12,6% das crianças nascidas eram de mães com idades entre 15 e 19 anos. A pesquisa realizada em 1999 mostrou que esse índice aumentou para 19,5%. Agora, os técnicos querem "mapear" essa realidade entre as meninas de 10 a 14 anos.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: