Notícias de saúde

Fatores externos são principal causa de morte no Brasil

Belo Horizonte, 14 de Setembro de 2001 (Bibliomed). No Brasil, os fatores externos já ocupam o primeiro lugar na causa de mortes da população jovem, de 5 a 29 anos. Acidentes de trânsito e homicídios são os dois grandes subgrupos responsáveis por mais da metade de óbitos nas áreas de acidentes e violência.

As informações foram apresentadas na última terça-feira, na audiência pública da Subcomissão Especial sobre Violência e Segurança Pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior, que debateu o tema Saúde e Violência.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, em 1996 e 1997, os acidentes e a violência foram os responsáveis por, aproximadamente, 120 mil óbitos anuais. Os altos índices de violência estão concentrados em grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Vitória.

Durante o encontro foram debatidos os altos custos que as mortes e lesões violentas representam para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são entre 600 e 700 mil hospitalizações e 8% do total de gastos das internações que são 50% a 60% mais onerosas do que as que ocorrem por causas naturais.

Os dados apresentados na audiência pública reforçam a idéia da necessidade de políticas públicas conjugadas, com a participação das prefeituras e dos órgãos de segurança.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários