Notícias de saúde

Cientistas descobrem relação entre peso e inteligência

Belo Horizonte, 23 de Agosto de 2001 (Bibliomed). Um estudo publicado no British Medical Journal avaliou a relação entre o peso dos recém-nascidos e a inteligência. Segundo os pesquisadores, quanto maior for o bebê, maiores são as possibilidades de que ele seja inteligente durante a infância.

O resultado foi mais significativo em crianças do sexo masculino. Os cientistas chegaram a identificar que um aumento de um quilo no peso do recém-nascido estava relacionado a uma elevação de quase cinco pontos no Quociente de Inteligência (QI). Nas meninas, o mesmo aumento de peso provocou uma elevação de apenas cerca de três pontos.

Para os pesquisadores, os resultados do trabalho indicam a necessidade de que todos os bebês tenham o peso avaliado logo após o nascimento. Normalmente, os médicos voltam as atenções apenas para crianças com baixo peso. A metodologia usada durante o estudo avaliou a relação entre o peso ao nascer e a medida do QI aos seis anos de idade. Cerca de 3.500 crianças foram acompanhadas durante as pesquisas.

A maior parte dos bebês tinha peso considerado normal, acima de 2,5 quilos. A relação entre os dois fatores foi confirmada pela medida do QI aos seis anos. Idade, etnia, nível educacional e econômico foram observados pelos cientistas.

Os resultados mais significativos foram identificados em meninos. Entre irmãos, a associação dos dois fatores teve respostas fracas entre as meninas, ao contrário do que foi observado entre os meninos.

Por enquanto, os pesquisadores da Academia de Medicina de Nova York e da Universidade de Columbia consideram os resultados ainda limitados.

Os dados obtidos, segundo os cientistas, não têm aplicação prática ou clínica, até que novos estudos sejam feitos, confirmando a relação entre peso e QI. Um dos participantes da pesquisa foi Thomas Matte, epidemiologista da Academia de Medicina de Nova York.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários