Notícias de saúde

Unicef quer apoiar o Brasil no combate à malária

Belo Horizonte, 26 de Julho de 2001 (eHealthLA). O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), pode ser o novo parceiro da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no combate à malária na Amazônia Legal.

Desde julho do ano passado, diversas ações estão sendo executadas na região por meio do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Malária na Amazônia Legal (PIACM).

A intenção do PIACM, executado em parceria com estados e municípios, é reduzir os casos da doença em pelo menos 50% do que foi registrado em 1999. Até agora, o balanço do trabalho é positivo, o que chamou a atenção de representantes do Unicef.

Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, no Amazonas, a redução foi de 79,32% em relação aos registros feitos no mesmo período de 1999. Cerca de 168 mil casos de malária foram registrados nos doze meses de 1999. As ações da Funasa, no entanto, devem garantir menos 130 mil casos da doença em 2001.

Três representantes do Fundo internacional estiveram há duas semanas em Belém/PA e Manaus (AM) para conhecer as técnicas de combate à malária. Uma das ações adotadas pelo Unicef em todo o mundo no combate à doença é o uso de mosquiteiros com inseticidas.

A entidade quer apoiar, em parceira com o governo brasileiro, projetos que tenham como objetivo o aperfeiçoamento dessa técnica. O PIACM funciona de forma descentralizada, com o repasse de recursos para os municípios envolvidos.

Apenas no primeiro ano de funcionamento do Plano, o Ministério da Saúde investiu R$ 148 milhões no treinamento de 5 mil profissionais de saúde, na compra e distribuição de remédios, na aquisição de veículos, na ampliação de laboratórios e no tratamento oferecido à população.

A malária provoca febre intermitente e é uma das mais importantes doenças parasitárias. Causada por três tipos de agentes, os plasmódios, a doença é transmitida ao homem pela picada de pernilongos do gênero Anopheles.

Na região Norte do Brasil, o inseto encontra as condições ideais de proliferação o que contribui para a ocorrência significativa de casos.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários