Notícias de saúde

Tuberculose pode ser transmitida do animal para o homem

Belo Horizonte, 25 de Julho de 2001 (eHealthLA). Uma questão de saúde pública pouco discutida pelas autoridades. A tuberculose bovina contribui para a proliferação da doença entre os homens. O percentual, mesmo baixo, mostra a necessidade do controle da enfermidade no animal.

Há pouco mais de um ano, o Ministério da Agricultura criou uma comissão para elaborar o Programa Nacional de Controle da Brucelose e da Tuberculose Bovina.

Na década de 90, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou a ocorrência de três milhões de mortes humanas no mundo, a cada ano, devido à tuberculose. Outras oito milhões de pessoas adquiriram a doença anualmente.

A literatura revela que aproximadamente 5% dos casos de tuberculose são transmitidos do animal para o homem. O que poderia acontecer, principalmente, através da ingestão do leite não-pasteurizado e contaminado.

Pesquisadores demonstram também a possibilidade de transmissão aerógena, em casos de contato direto e constante com o animal.

O Ministério da Saúde, entretanto, não tem um levantamento preciso sobre o número de casos relacionados à essa forma de transmissão.

A tuberculose é uma doença infecciosa crônica provocada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Atinge o pulmão, mas pode disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas da tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, perda de peso e queda do estado geral. É aconselhável a prevenção por meio da vacina.

Existem métodos de diagnóstico da doença no animal. A tuberculinização, um teste alérgico feito na região cutânea dos bovinos, é o mais usado. Por ser dispendioso, o controle é, algumas vezes, ignorado pelos fazendeiros.

A população deve estar atenta também para a presença no leite da droga Isoniazida, utilizada no tratamento da tuberculose.

Ao ingerir pequenas quantidades da droga, através do leite de um animal que está sendo tratado, o homem pode posteriormente apresentar-se resistente ao medicamento. Por isso, a sociedade deve cobrar das autoridades as medidas sanitárias necessárias ao controle da doença.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários