Notícias de saúde

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: essa doença tem cura!

24 de março de 2022 (Bibliomed). Hoje, 24 de março, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Antes conhecida como a "doença dos poetas", por vitimar importantes escritores, romancistas e figuras da cultura ao longo dos séculos, a tuberculose é uma doença que matou precocemente milhares de pessoas. Estima-se que, ainda hoje, mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo desenvolvam a doença anualmente, e quase 1,8 milhão morram.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. De origem bacteriana, a doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Embora a maioria das pessoas infectadas com a bactéria que causa a tuberculose não apresenta sintomas, esses incluem tosse (com ou sem a presença de sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.

A doença é transmitida por via aérea, se instalando a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos. Pessoas portadoras do vírus HIV, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, usuários de álcool e outras drogas, e tabagistas são mais propensos a contrair a tuberculose por terem o sistema imunológico deficiente baixo.

No Brasil, o tratamento da doença é feito inteiramente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e consiste no uso de medicamentos por cerca de 6 meses seguidos ou de pelo tempo que se fizer necessário para a cura total. Durante os 15 primeiros dias de tratamento, a pessoa deve ficar isolada, pois ainda pode transmitir a doença para outras pessoas. Passado esse período e seguindo o tratamento corretamente, o paciente pode seguir com sua rotina normalmente.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed. 24 de março de 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários