Notícias de saúde

Brasil: Alerta Para Tosse Prolongada: Começa Campanha Contra Tuberculose em São Paulo

São Paulo, 17 de Novembro de 2000(eHLA) - Começa no Estado a campanha da Secretaria da Saúde, alertando para a importância do diagnóstico precoce da tuberculose. O lançamento ocorre n Dia Nacional contra a Tuberculose. Com o slogan “Tosse prolongada tem que ser investigada”, a campanha tem por objetivo propiciar diagnósticos mais precoces, alertando pacientes e profissionais da saúde de que uma tosse que se prolongue por mais de três semanas pode ser indício da doença. A iniciativa envolverá 12.500 profissionais de saúde que trabalharão até 1o de dezembro em 4.510 postos fixos e volantes, incluindo asilos, presídios e albergues, onde é alta a incidência da doença.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa transmitida pelo bacilo de Koch. O mais comum é que ataque os pulmões, mas pode afetar outras partes do corpo, dos olhos aos intestinos. É transmitida pelo ar. “O aparecimento da Aids contribuiu para o surgimento de uma variedade mais resistente da doença. É porque, embora tomem os remédios adequados, os doentes de Aids não conseguem curar-se totalmente da tuberculose devido à fraqueza de seu sistema imunológico. O contato com os remédios ajudou a selecionar bacilos mais resistentes, que afetam igualmente as pessoas soro-negativas”, explica Rodolfo Kemel, infectologista do Hospital das Clínicas. Os sintomas vão depender da região do corpo onde aparece a tuberculose. No pulmão, a ação do bacilo causa tosse e sangramento; no sistema nervoso poderá gerar meningite; se atacar nos ossos, as costas ficarão curvadas; nos rins causará sangramento; no intestino poderá causar diarréia etc. No tratamento são usadas drogas antituberculostáticas por no mínimo seis meses. Em alguns casos pode ser usada indefinidamente. “Campanhas como esta são fundamentais, pois esclarecem a população sobre os perigos da doença. É importante evitar o contato com pessoas contaminadas e, se notar que está tossindo além do normal, procurar um médico”, afirma Kemel.

De acordo com Vera Gallesi, coordenadora estadual do Programa de Combate a Tuberculose, a campanha foi motivada pelo alto índice de óbitos pela doença registrado no estado de São Paulo devido ao diagnóstico tardio. Durante a campanha deverão ser realizados 12 mil exames e calcula-se que serão descobertos 360 novos casos da doença.

Copyright 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários