Notícias de saúde

Palestra internacional discute nutrição e crescimento infantil

Belo Horizonte, 06 de Julho de 2001 (eHealthLA). A nutricionista Leslie Beck, do Adelaid Health Centre, do Canadá, estará em Säo Paulo, hoje, para falar da contribuição dos nutrientes no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Ela também apresenta um trabalho sobre dieta e nutrição e sobre o papel de um aminoácido chamado Lisina, que promove o crescimento de crianças e melhora a absorção de cálcio no organismo.

Um estudo feito por ela, envolvendo 84 crianças de 6 a 12 anos, mostrou que as crianças que receberam dieta com Lisina apresentaram crescimento muscular e ósseo superior àquelas que não foram tratadas com a substância.

A palestra da nutricionista faz parte da programação oficial do III Congresso Mundial de Nutrição em Pediatria, que reunirá, até o dia nove de julho, mais de mil especialistas sobre o assunto em São Paulo. A coordenação do evento é de Fernando José de Nóbrega, presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Pediatria.

No Brasil a questão da nutrição das crianças, ainda é algo preocupante, mesmo com todos os avanços. Em 1996, 10,5% dos menores de 5 anos de idade apresentavam déficit de altura/idade e 5,7% de peso/idade.

Grande contingente de crianças na faixa crítica de 6 a 23 meses de idade, ainda apresenta desnutrição.

A anemia por carência de ferro (Anemia Ferropriva) é o problema mais grave no País, sobretudo em crianças menores de 2 anos e gestantes, atingindo cerca de 50% e 35% desses dois grupos populacionais, respectivamente.

A deficiência de vitamina A é problema endêmico em grandes áreas das regiões Nordeste, Norte e em bolsões de pobreza da região Sudeste.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários