Notícias de saúde

Má nutrição interfere no crescimento de crianças

23 de março de 2021 (Bibliomed). Uma nova análise global liderada pelo Imperial College London, no Reino Unido avaliou a altura e o peso de crianças e adolescentes em idade escolar em todo o mundo. O estudo, que utilizou dados de 65 milhões de crianças de cinco a 19 anos em 193 países, revelou que a altura e o peso das crianças em idade escolar, indicadores de sua saúde e qualidade de sua alimentação, variam enormemente em todo o mundo.

Havia uma diferença de 20 cm entre os jovens de 19 anos nas nações onde a média de altura é mais alta e aquelas com altura média mais baixa, o que representava uma lacuna de crescimento de oito anos para as meninas e de seis anos para os meninos. Por exemplo, o estudo revelou que a média de uma menina de 19 anos em Bangladesh e na Guatemala (os países com as meninas mais baixas do mundo) tem a mesma altura de uma menina de 11 anos na Holanda, o país com as mais altas meninos e meninas.

A equipe internacional responsável pelo estudo adverte que a nutrição infantil altamente variável, especialmente a falta de alimentos de qualidade, pode levar ao crescimento atrofiado e ao aumento da obesidade infantil - afetando a saúde e o bem-estar de uma criança por toda a vida.

A pesquisa, que usou dados de 1985 a 2019, revelou que as nações com os jovens de 19 anos mais altos em 2019 estavam no noroeste e na Europa central, e incluíam Holanda, Montenegro, Dinamarca e Islândia. Já as nações com os menores médias de altura aos 19 anos em 2019 estavam principalmente no sul e sudeste da Ásia, América Latina e África Oriental, incluindo Timor-Leste, Papua Nova Guiné, Guatemala e Bangladesh.

As melhorias mais significativas na altura média das crianças durante o período de 35 anos foram observadas em economias emergentes como China, Coreia do Sul e algumas partes do sudeste da Ásia. Por exemplo, meninos de 19 anos na China em 2019 eram 8 cm mais altos do que em 1985, com sua classificação global mudando de 150º mais alto em 1985 para 65º em 2019. Em contraste, nas nações africanas, especialmente os meninos, a altura média estagnou ou diminuiu.

O estudo também avaliou o Índice de Massa Corporal (IMC) das crianças e descobriu que jovens de 19 anos com o maior IMC foram encontrados nas ilhas do Pacífico, Oriente Médio, EUA e Nova Zelândia. O IMC de jovens de 19 anos foi o mais baixo em países do sul da Ásia, como Índia e Bangladesh. A diferença entre o IMC mais baixo e o mais alto no estudo foi em torno de 9 unidades de IMC (equivalente a cerca de 25 kg de peso).

Os pesquisadores explicam que a análise também revelou que, em muitas nações, crianças de cinco anos tinham altura e peso saudáveis, definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, após essa idade, as crianças em alguns países experimentaram um aumento muito pequeno na altura e ganharam muito peso, em comparação com o potencial de crescimento saudável.

A equipe afirma que a razão mais importante para isso é a falta de nutrição adequada e saudável e de ambiente de vida durante os anos escolares, já que tanto o ganho de altura quanto o de peso estão intimamente ligados à qualidade da dieta da criança.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(20)31859-6.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários