Notícias de saúde

Metas globais de nutrição: muitos desafios até 2030

27 de março de 2025 (Bibliomed). Um estudo global revelou que a maioria das metas de nutrição estabelecidas para 2030 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) está longe de ser alcançada. Essas metas incluem indicadores como baixo peso ao nascer, amamentação exclusiva, crescimento infantil (desnutrição, baixa estatura e sobrepeso) e anemia em mulheres em idade reprodutiva.

Entre 2012 e 2021, poucos países atingiram alguns objetivos. Apenas cinco alcançaram a meta de amamentação exclusiva, enquanto quatro atingiram a de baixa estatura e três a de sobrepeso infantil. Nenhum país conseguiu cumprir as metas relacionadas ao baixo peso ao nascer ou à anemia.

Apesar de alguns progressos, como a redução da desnutrição e do baixo peso ao nascer em nações de baixa e média renda, a prevalência de sobrepeso infantil aumentou em 201 países. Além disso, a anemia em mulheres continua sendo um problema significativo e está estagnada na maioria dos países.

As projeções para 2030 indicam que 94 países devem atingir pelo menos uma meta, enquanto 89 não alcançarão nenhuma. Até 2050, os avanços devem continuar limitados, com poucos países cumprindo os objetivos de nutrição infantil.

Os pesquisadores destacam a necessidade de investimentos em políticas de longo prazo, prevenção de doenças infantis e tratamentos eficazes. Sem esforços coordenados e multissetoriais para enfrentar as causas da má nutrição, os avanços continuarão lentos, impactando gerações futuras e a saúde global.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(24)01821-X.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários