Notícias de saúde

Saúde interdita antiinflamatório e antivermífugo em todo o país

São Paulo, 02 de Julho de 2001 (eHealthLA). Uma quantidade abaixo do permitido do princípio ativo do antiinflamatório Dexametasona levaram à sua interdição em todo o País, a partir desta sexta-feira, 29.

O laboratório responsável tem 10 dias para apresentar defesa. Já o antivermífugo Metronidazol apresenta o oposto: princípio ativo acima do permitido. Também estará fora das prateleiras pelos próximos 90 dias.

O Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinou a apreensão, em todo o território nacional, do lote nº 0474003 do medicamento Dexametasona, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro Ltda, sediado na cidade de Anápolis (GO). A medida foi publicada no Diário Oficial da União deste dia 29 de junho.

Segundo as análises realizadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), o produto estava com o teor de princípio ativo abaixo do permitido, comprometendo sua ação terapêutica. Os medicamentos desse lote deverão ser retirados imediatamente do mercado.

O laboratório solicitou uma segunda avaliação que foi igualmente considerada insatisfatória pelo INCQS. A denúncia foi feita diretamente ao Laboratório Central de Medicamentos de Goiás (LACEM), que encaminhou o caso à Vigilância Sanitária do estado.

MÉDICOS DENUNCIAM – Médicos cariocas acionaram a Anvisa, que determinou também a interdição do lote nº 49B do antivermífugo Metronidazol. O medicamento é produzido pelo Laboratório Farmacêutico ELOFAR Ltda., localizado em Florianópolis (SC).

Esta denúncia foi feita por médicos do posto Helder Câmara, em Botafogo (RJ), à Vigilância Sanitária daquele estado. Os laudos do INCQS constataram teor do princípio ativo acima do estabelecido, o que é prejudicial. A interdição é válida em todo o território nacional por 90 dias. A empresa tem dez dias para apresentar defesa.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários