Notícias de saúde

Hospital realiza técnica cirúrgica inédita para câncer de fígado

São Paulo, 25 de abril de 2001 (eHealthLA). A equipe do Dr. Antônio Kalil, chefe do Serviço de cirurgia oncológica do Hospital Santa Rita, uma das seis unidades do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre, utilizou uma nova técnica em cirurgia de fígado.

O procedimento, o primeiro que acontece no Estado, é uma ótima alternativa para as pessoas que aguardam na lista de espera do transplante hepático.

Chamado de Ablação por Radiofreqüência, esse procedimento é indicado para os tumores de fígado conseqüentes de cirrose hepática que não podem ser removidos pela cirurgia convencional. "A técnica consiste em uma agulha aplicada no órgão e que irradia altas temperaturas, destruindo tecidos doentes.

Ela pode ser feita de três formas: por laparoscopia, por via percutânea, que tem uma recuperação mais rápida, ou pela técnica convencional", explica Kalil. A nova técnica também é indicada como tratamento de metástases hepáticas.

Incidência

O câncer de fígado é o oitavo câncer mais comum no mundo. No Brasil, ele tem uma importância relativamente menor, uma vez que não figura entre os dez mais incidentes. Essa doença afeta mais homens do que mulheres. Cerca de 4% das mortes por câncer no Brasil, anualmente, são causados por câncer de fígado.

Fatores de risco e sintomas

Muitos casos estão associados com a cirrose hepática e hepatite causadas por vírus, principalmente dos tipo B e C. “Os pacientes com cirrose secundária a hepatite viral devem ser alvo de um rigoroso acompanhamento, pois têm uma maior predisposição ao tumor”, alerta o especialista.

A vacinação contra a hepatite B tem, portanto, caráter preventivo. Não existem sinais e sintomas, precocemente. Quando eles ocorrem, a doença já está avançada. Os principais são: icterícia progressiva, mal-estar generalizado e massa palpável no abdome.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários