Notícias de saúde

Hospital adota nova técnica para cirurgia de tumores no fígado

São Paulo, 18 de abril de 2001(eHealthLA). Um equipe de médicos do Hospital Santa Rita do Grupo Santa Casa de Misericórdia, Porto Alegre, realizou há alguns dias uma cirurgia de fígado que utilizou uma técnica nova de abordagem nessa área. Trata-se da ablação de tumores por radiofreqüência, procedimento indicado para distúrbios decorrentes de cirrose hepática e cuja remoção pela cirurgia tradicional é arriscada.

O método foi aplicado ao paciente Luis Carlos Schreiner, 65 anos, operado segunda-feira passada que deve receber alta em breve. Schreiner já havia sido submetido à retirada de outro tumor de 3 cm no início desse ano.

A técnica cirúrgica é indicada para conter a evolução de tumores em pacientes que esperam transplante ou para destruir metástases de outros tumores localizadas no aparelho gástrico. "Para fazer o procedimento, o ideal é que o tumor tenha entre 3,5 a 6 centímetros", explica chefe da cirurgia oncológica do Santa Rita, Antônio Kalil. Com o sucesso da cirurgia por radiofreqüência, outros pacientes serão operados no Santa Rita.

Cerca de 40 pessoas esperam um tempo médio de seis meses por um transplante de fígado na Santa Casa de Porto Alegre. A instituição está construindo , em fase de conclusão, o primeiro Hospital de Transplantes da América Latina ao lado do Hospital Santa Rita do Grupo. O novo hospital terá os mais modernos equipamentos e possibilitará a utilização simultânea de órgãos doados por uma mesma pessoa para vários tipos de transplantes e receptores.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários