Notícias de saúde

Diabéticos precisam estar atentos as doenças do coração

São Paulo, 24 de abril de 2001 (eHealthLA). Ao longo de 10 a 15 anos, após a detecção da diabetes, os portadores da doença podem apresentar riscos cardiovasculares, o que inclui o desenvolvimento de enfermidades como infarto, angina de peito, derrame cerebral e gangrena, mesmo aqueles que mantêm o nível de açúcar no sangue controlado. A Dra. Silvia Lage, diretora científica da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, explica que, são freqüentes os casos de pacientes obesos que, após emagrecer, conseguem controlar a diabetes e a hipertensão, três fatores de risco cardiovascular que, em geral, caminham juntos. “Muitas vezes, a simples adoção de dieta saudável e a prática regular de exercícios permitem o controle da doença", completa a cardiologista.

Estima-se que cerca de 10% da população brasileira seja diabética. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, 41% dessas pessoas tomam medicamentos, 29% fazem apenas dieta, 23% não seguem nenhum tratamento e 7% são dependentes de insulina.

Hábitos saudáveis e medicação

Pessoas com antecedentes familiares de diabetes ou que apresentam outros fatores de risco, como fumo, colesterol elevado, sedentarismo e, principalmente, obesidade e hipertensão, devem adotar hábitos saudáveis de alimentação e comportamento, além de serem acompanhadas por um médico. Mas, em alguns casos, o controle da glicemia exige a adoção de medicamentos. “Estão surgindo novas drogas, com menos efeitos negativos sobre o coração e que controlam o pico de glicemia que ocorre após a ingestão de alimentos, ou o que chamamos de pico hiperglicêmico pós-prandial”, explica a especialista. Segundo ela, todas as pessoas, após a alimentação, têm alta de açúcar no sangue, porém, nos diabéticos, o retorno ao nível normal é mais lento, o que é ainda mais prejudicial à saúde.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários