Notícias de saúde

Cirurgia é mais indicada que stent medicamentoso para pacientes diabético cardíacos

14 de novembro de 2012 (Bibliomed). No Brasil, 75% dos diabéticos desenvolvem problemas cardíacos em algum momento de suas vidas. Parte significativa desses pacientes precisará passar por uma intervenção invasiva no coração. É no momento da cirurgia que surge a dúvida para o médico: o que é melhor para revascularizar o coração desse paciente, a cirurgia com implante de pontes (safena, mamária, radial) ou a angioplastia com balão, seguida de implante de stent recoberto com medicamento?

Até então os não havia dados científicos que ajudassem os médicos nessa decisão, mas estudo realizado na do Mount Sinai School of Medicine, nos Estados Unidos, e publicado no New England Journal of Medicine, mostra que a cirurgia é melhor alternativa do que a angioplastia com implante de stent recoberto com medicamento em pacientes diabéticos cardíacos.

O estudo analisou, por cinco anos, 1.900 pacientes diabéticos cardíacos com obstrução em três artérias coronárias principais (vias de acesso do sangue com oxigênio e nutrientes até músculo cardíaco). Essa situação caracteriza o estágio avançado da doença coronária, fase em que é preciso intervir diretamente na obstrução para garantir a vida do paciente.

Comparativamente à angioplastia com stent medicamentoso, os pacientes diabéticos cardíacos submetidos à cirurgia apresentaram menor taxa de mortalidade por causas diversas (11% no grupo de cirurgia contra 16% no de angioplastia com stent medicamentoso), quanto por motivos cardíacos (7% contra 11%). A taxa de infarto no decorrer da doença foi menor no grupo cirúrgico (6% contra 14%) e a necessidade de novas intervenções cirúrgicas também foi menor (5% contra 13%).

Fonte: Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 05 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários