Notícias de saúde

Novo contraste possibilita diagnóstico precoce de lesões no fígado

São Paulo, 17 de Abril de 2001 (eHealthLA). A multinacional francesa Guerbet Produtos Radiológicos está colocando no mercado um novo meio de contraste que representa um avanço no diagnóstico das doenças do fígado.

Trata-se do Endoren, contraste que possibilita, de forma precoce, a detecção de lesões tumorais no fígado nos exames de ressonância magnética. Com isso, os pacientes poderão receber tratamento adequado desde as primeiras manifestações da doença.

O produto, desenvolvido pela fábrica da Guerbet, na França, já presente no mercado europeu e americano há cinco anos, está sendo trazido ao Brasil e aos demais países da América Latina através da subsidiária brasileira.

Câncer de fígado

A todo instante, o fígado com cirrose ou hepatite crônica é agredido. Para refazer as áreas danificadas, suas células vivem se multiplicando. Nesta movimentação, muitas apresentam defeitos que favorecem os tumores.

Segundo o hepatologista Paulo Massarolo, do Hospital das Clínicas de São Paulo, o câncer também pode surgir quando o gene que impede as células doentes de ir em frente está prejudicado.

“Toxinas encontradas em amendoins infectados por fungos podem levar a esse tipo de alteração”, alerta.

Sintomas

A pele fica amarelada, o abdome cresce e, quando a doença está avançada, podem surgir sangramentos no aparelho digestivo.

Geralmente, esse tipo de câncer é atacado com quimioterapia. Mas há casos em que a única saída é o transplante.

Prevenção

Segundo o especialista, quem tem cirrose ou hepatite crônica deve se submeter, de três em três meses, à ultra-sonografia para ver se há algum nódulo nesse órgão.

“Outro exame necessário para esses pacientes é o que mede no sangue os níveis de uma substância chamada alfafetoproteína. Se o resultado for acima de 500 nanogramas por mililitro, há suspeita de câncer”, explica Paulo.

Além disso, todo mundo deveria tomar a vacina contra a hepatite B, evitar abusos constantes de álcool e só comer amendoins que sejam industrializados.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários