Notícias de saúde

Laser auxilia odontologia estética como técnica de clareamento dental

São Paulo, 11 de Abril de 2001 (eHealthLA). Hoje, o cuidado com os dentes está não só ligado à saúde bucal, como tem sido cada vez mais associado à estética.

Segundo os especialistas, o sorriso desempenha papel fundamental na apresentação pessoal e chega até mesmo influenciar a personalidade.

No que se refere ao clareamento dental, a novidade do mercado brasileiro é o Sistema Brite Smile, uma técnica que faz uso do laser de alta potência, na busca de dentes mais brancos.

Segundo Aldo Brugnera, professor titular da Disciplina de Laser da UNICASTELO e diretor científico e responsável pelo Sistema Brite Smile, em apenas duas horas (única aplicação), é possível ficar de bem com o sorriso.

"Além da rapidez, não podemos nos esquecer do resultado final de alta qualidade", acrescenta. O novo sistema não apresenta contra-indicações, nem mesmo para gestantes, e pode ser utilizado sem restrições pelos fumantes.

Como funciona o tratamento

A primeira fase do tratamento consiste na tomada de cor dos dentes do paciente. Através de uma escala de cores, é comparado o tom natural da dentição, para se avaliar até onde é possível chegar com o clareamento.

"É preciso entender, que cada pessoa apresenta uma tonalidade diferente, que deve ser respeitada", explica Brugnera.

Em seguida, os lábios são protegidos com umidificadores e utiliza-se um laser para medir o nível de mineralização dos dentes. "O objetivo é provar, após o tratamento, que não houve qualquer perda mineral”, argumenta o especialista.

Os dentes são absolutamente isolados, evitando assim os riscos de ingestão da substância, fato comum em outros métodos. Enquanto isso é preparado o gel clareador à base de sílica que será aplicado nos dentes.

Então, é realizada a irradiação com o laser por 30 segundos individualmente em cada dente. É justamente esse laser (de argônio) que potencializa o efeito do gel clareador, possibilitando a rapidez no tratamento.

O gel é retirado e esse processo se repete por seis vezes, sempre dente a dente. Depois, os resíduos de gel são removidos e, caso o paciente apresente alguma sensibilidade, é aplicado sobre os dentes um laser terapêutico de ação analgésica.

"Este é um outro diferencial deste sistema, há como evitar a sensibilidade, caso ela ocorra", salienta Brugnera. Finalmente, é aplicada uma camada de flúor com moldeira para re-hidratar os dentes.

Segundo Aldo Brugnera, a procura pelo novo sistema tem sido grande, principalmente por executivos e pelo público jovem.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários