Notícias de saúde

BRASIL: O Agente Comunitário é Um Fator Importante para a Saúde dos Brasileiros

São Paulo, 3 de abril de 2001 (eHealthLA). Em certas comunidades do interior pode ser mais eficaz convencer a população a adotar novos hábitos através do agente comunitário de saúde, pois nem sempre os médicos são os mais indicados para convencer os pacientes a adotarem medidas preventivas.

Esse tema foi abordado por João Barberino, médico e professor da Universidade de Brasília(UNB), no recente XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

João Barberino descreveu suas experiências em pesquisas realizadas em Rondônia, Acre, Amazônia e Goiás. "A comunidade tem uma certa reserva com os médicos e com os pesquisadores da universidade.

A identificação e a confiança nos agentes comunitários é muito mais rápida. Por mais que o médico se esforce, há ainda uma distância muito grande", acrescenta o especialista. Isso não significa que o médico não é importante, ao contrário, a idéia e fazer do agente comunitário um elo entre o médico e a comunidade.

Um exemplo dessa prática é o que estão acontecendo no Ceará, cujo trabalho já obteve reconhecimento nacional e internacional. "Os agentes comunitários daquele estado tem conseguido resultados muito bons na diminuição da desnutrição, pois eles orientam às famílias sobre outras fontes nutritivas fora do conhecimento deles, ainda que estivessem ao alcance dessas pessoas, pondera João Barberino".

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários