Notícias de saúde

BRASIL: Entidades Promovem Mutirão de Catarata e Retinopatia Diabética

São Paulo, 29 de março de 2001 (eHealthLA). O Lions Clubes e a Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) realizarão no próximo sábado, das 8 às 14 horas, um mutirão de catarata e retinopatia diabética.

Serão atendidas pessoas com mais de 50 anos. O paciente com retinopatia diabética diagnosticada fará os exames clínicos necessários para o tratamento que terá a data de início marcada neste dia.

Além dos portadores de diabetes, o mutirão vai estender seu atendimento às pessoas com catarata.

Nesta primeira fase, os pacientes participarão de uma triagem, em que serão realizados exames para detectar os casos da doença, farão os exames pré- operatórios e agendarão a data da cirurgia. O mutirão pretende atender mais de 2000 pessoas.

Para isso, estarão envolvidas cerca de 250 pessoas, entre oftalmologistas, profissionais de saúde e 60 voluntários do Lions Clubes.

Retinopatia Diabética

O diabetes é uma doença causada pelo aumento do açúcar no sangue e pode afetar várias partes do organismo. Os olhos podem ser atingidos de várias maneiras, todas elas podendo causar cegueira: formação de catarata, hemorragias de fundo de olho e descolamento da retina.

Essas e outras alterações podem ser evitadas ou diminuídas com o controle da doença pelo médico clínico e pelo oftalmologista. Segundo o oftalmologista Prof. Dr. Procópio do Valle, do Rio de Janeiro, os diabéticos têm 25 vezes mais chances de se tornarem cegos do que os não diabéticos.

O médico explica que a retinopatia diabética é uma complicação grave e que evolui lentamente. Ela pode ser diagnosticada antes do aparecimento clínico do diabetes (exame feito por um oftalmologista) ou pelos clínicos que sabem fazer exame de fundo de olho.

Caminha lentamente, mas pode levar à cegueira. Há pessoas mais sensíveis e, de qualquer forma, a retinopatia diabética surge e evolui após 5 anos de doença. Por isso, a importância do diagnóstico precoce do diabetes.

Local: Hospital São Paulo II - R. Francisco Sanganielo, 127

Vila Maria – São Paulo/SP

Data: 31 de março de 2001 – sábado

Horário: das 8 às 14 horas

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários