Notícias de saúde
22 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Baseados nas projeções de aumento da prevalência de diabetes, pesquisadores dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) estimam um aumento significativo no número de pessoas com doenças nos olhos, como retinopatia diabética, glaucoma e catarata, até o ano de 2050.
De acordo com os especialistas, a retinopatia diabética (danos aos pequenos vasos sangüíneos da retina) é a principal causa de cegueira entre os americanos em idade produtiva. E os diabéticos também têm uma maior prevalência de outras doenças nos olhos. “A perda de visão relacionada às doenças nos olhos de pessoas com diabetes é uma importante causa de incapacidade que ameaça a independência e pode levar à depressão, além de redução na mobilidade e qualidade de vida”, destacaram os autores.
Avaliando dados de uma pesquisa nacional de 2004, os pesquisadores estimaram que, do ano de 2005 a 2050, os casos de retinopatia diabética irão aumentar de 5,5 milhões para 16 milhões. E os casos de retinopatia diabética que ameaçam a visão iriam aumentar de 1,2 milhões para 3,4 milhões.
Os especialistas pontuam que a ameaça será ainda maior para os idosos. Os casos de retinopatia entre os maiores de 65 anos aumentariam de 2,5 milhões para quase 10 milhões, com 1,9 milhões tendo a visão ameaçada pela doença em 2050.
Com relação às outras doenças oculares, os resultados indicam que os casos de catarata entre brancos e negros diabéticos com 40 anos ou mais irão aumentar 235%; os de catarata para diabéticos com 75 anos ou mais aumentarão em 637% para as mulheres negras e 677% para homens negros; e os casos de glaucoma entre os hispânicos idosos e diabéticos aumentaria em aproximadamente 12 vezes.
“Nossas projeções mostraram um número mais alto do que o anteriormente estimado para retinopatia diabética, retinopatia diabética que ameaça a visão, catarata e glaucoma entre americanos com diabetes”, concluíram os pesquisadores, destacando a necessidade de mais esforços para a prevenção do diabetes e para o controle de suas complicações.
Fonte: Archives of Ophthalmology. Dezembro de 2008.
Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.
Veja também