Notícias de saúde

Congresso Aborda Técnica de Fertilização Para Pacientes Com Câncer

São Paulo, 05 de Março de 2001. Direcionado a profissionais que trabalham na área oncológica, o Fertility – Centro de Fertilização Assistida realizará, no próximo dia 10 de Março, o primeiro Congresso Brasileiro de Criopreservação de tecidos e gametas.

O curso objetiva a conscientização sobre a importância de se preservar a fertilidade, por meio da criopreservação de óvulos e espermatozóides antes da radio e/ou quimioterapia.

Atualmente, os tratamentos para combater o câncer têm propiciado muitas curas, porém nem sempre são lembrados dos possíveis efeitos negativos sobre a função reprodutiva do paciente.

Técnica

Segundo o biomédico Sidney Simbol, da Fertility, nesta técnica, a partir de uma coleta seminal, é realizada uma análise para verificar a concentração dos espermatozóides.

Logo após, uma alíquota do material é congelada e descongelada 24 horas depois a fim de conhecer o comportamento do sêmen frente ao processo de congelamento e determinar o número de coletas necessárias para cada paciente.

O câncer de testículo é o tumor maligno mais freqüente entre homens com idade variando entre 15 e 35 anos. “Como a predominância deste tipo de tumor é em pacientes jovens que ainda não tem família constituída, a infertilidade que pode ser conseqüente da quimio e/ ou radioterapia, deve ser discutida anteriormente ao início do tratamento e a criopreservação terapêutica de sêmen deve ser levada em consideração”, explica o especialista.

Reprodução Assistida

Atualmente, a possibilidade de casais inférteis transmitirem as suas características genéticas para seus filhos está cada maior. Novidades científicas e tecnológicas estão se tornando, cada vez mais, parte do cotidiano de centros de fertilização assistida.

Estudos das mais diversas etapas da fertilização e desenvolvimento embrionário e do processo de formação das células que possibilitam este acontecimento (os gametas) estão aumentando as chances de tratamentos de fertilização in vitro resultarem em gravidez.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários