Notícias de saúde

Tratamento de fertilidade não aumenta risco de câncer nos bebês

26 de julho de 2021 (Bibliomed). Um novo estudo da Amsterdam University Medical Center e do Netherlands Cancer Institute, na Holanda, mostrou que crianças nascidas a partir de técnicas de reprodução assistida não apresentam risco aumentado de câncer. Entre essas técnicas estão fertilização in vitro (FIV) e transferência de embriões congelados (FET).

Os pesquisadores notaram que há evidências crescentes de que drogas para fertilidade, congelamento e descongelamento de óvulos/embriões e o tipo de meio em que os embriões são cultivados como parte dos tratamentos de fertilidade podem afetar as mudanças genéticas que ocorrem normalmente em um embrião antes de ser implantado no útero.

Para descobrir se isso aumenta o risco de câncer em crianças, os pesquisadores analisaram dados da Holanda sobre mais de 51.000 crianças nascidas por meio de tratamentos de fertilidade entre 1983 e 2012.

Os pesquisadores os compararam com quase 38.000 concebidos naturalmente por mulheres subférteis com e sem drogas para fertilidade entre 1975 e 2012. Os procedimentos de reprodução assistida incluíram fertilização in vitro, injeção intracitoplasmática de espermatozoide e transferência de embriões congelados.

Foram diagnosticados 157 cânceres entre as crianças no grupo de reprodução assistida e 201 no grupo de gravidez convencional. Aqueles no grupo de reprodução assistida não tinham um risco geral aumentado de câncer.

Quando analisadas por tipo de tratamento de fertilidade, as crianças concebidas por fertilização in vitro não tiveram um risco significativamente aumentado de câncer. As crianças da injeção intracitoplasmática de espermatozoide eram mais propensas a ter câncer, mas isso se deveu principalmente ao aumento do risco de câncer de pele com melanoma (quatro casos) que pode ser devido ao acaso. As crianças nascidas após a transferência de embriões congelados não apresentam um risco maior de câncer do que aquelas nascidas após a transferência de um embrião fresco.

Fonte: European Society of Human Reproduction and Embryology Annual Meeting. 26th June - 1st July, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários