Notícias de saúde

BRASIL: País Já Tem um Banco Público de Cordão Umbilical do País

São Paulo, 19 de Fevereiro de 2001 (eHealthLA). O ministro da Saúde, José Serra, inaugurou na semana passada o banco de cordão umbilical do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o primeiro público a funcionar no país. O sangue do cordão umbilical e da placenta, retirados de mulheres logo depois do parto, será estocado em dois tanques de nitrogênio.

Esse sangue será utilizado em transplantes de medula óssea em crianças ou pessoas que pesem até 50 quilos. Na primeira etapa, as doações de cordões umbilicais virão de crianças nascidas na Maternidade Municipal Carmela Dutra. A intenção é estocar até cinco mil amostras de sangue, que devem ser renovadas a cada dez anos. O custo para a coleta e armazenamento de cada amostra é de aproximadamente R$ 4 mil.

As células de cordão umbilical e de placenta têm boas chances de ser aproveitadas em transplantes de medula em pessoas sem parentesco com o doador.

Conforme o diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) do INCA, Daniel Tabak, as células placentárias são “mais imaturas” e, por isso, o organismo do transplantado tem maior tolerância às disparidades genéticas que elas venham a apresentar.

A principal vantagem dessas células é a disponibilidade, já que não há necessidade de localizar o doador e submetê-lo a uma cirurgia para retirada da medula óssea. Uma equipe de quatro enfermeiras do INCA ficará na Carmela Dutra para coletar até 20 amostras por semana. A estimativa é que, até o fim do ano, o banco de cordão umbilical tenha cerca de um milhão de amostras.

Serviço

As enfermeiras explicarão para as gestantes a necessidade das células para os pacientes a espera do transplante de medula, com o objetivo de obter autorizações e fazer a coleta.

Três meses depois, as mulheres deverão ser novamente entrevistadas a fim de saber se houve algum problema com a mãe ou com o bebê, como infecções não percebidas no parto. Caso tenha ocorrido alguma anormalidade, a amostra será descartada.

O banco é gratuito e poderá ser utilizado por qualquer paciente inscrito no INCA ou em outras instituições que façam transplantes no país. O Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA faz cerca de nove transplantes de medula por mês.

Em 1995, foram realizados no Brasil 242 transplantes de medula óssea. Ano passado, foram 552 transplantes desse tipo. Em cinco anos, houve um aumento, portanto, de 128% no número de cirurgias.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários