Notícias de saúde
24 de março de 2011 (Bibliomed). Com a comprovação do uso das células-tronco no tratamento de doenças hematológicas e a possibilidade de uso futuro para outras condições, médicos estão aconselhando pais a preservarem as células do sangue do cordão umbilical de bebês.
“As mães querem o melhor para seus filhos. Minha orientação é para que façam a coleta no momento ideal, que é no parto, e preservem as células-tronco como garantia para qualquer doença que possa surgir futuramente”, diz a Dra. Rachel Vinhaes, ginecologista, obstetra e especialista em medicina reprodutiva. De acordo com ela, 50% dos seus pacientes pedem informações sobre o procedimento e 20% fazem a preservação.
As células-tronco já são usadas atualmente para combater algumas doenças, e com o surgimento de novas pesquisas e tecnologias, podem fazer parte de novos tratamentos no futuro.
Atualmente, por exemplo, as células-tronco podem ser usadas para fazer o repovoamento da medula óssea em crianças diagnosticadas com leucemia ou linfoma. Pesquisas americanas já estão manipulando as células para tratamento de melanona. O hematologista Tokudi Maezoe, especialista da Clínica Oncovida e do Hospital da Secretaria de Saúde de Brasília, afirma que tecnologias que permitem a reprogramação dessas células fazem com que seja possível prever o uso das células-tronco em outras doenças.
O Dr. Maezoe completa. “Acredito que haja um grande potencial para uso do próprio paciente e para os bancos públicos, ainda em formação no Brasil. Em cinco anos acho que isso começará a ser realidade e, por isso, aconselho a coleta e a preservação das células-tronco do cordão umbilical”.
Fonte: Letra Comunicação. Press release. 23 de março de 2010
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também