Notícias de saúde

Tomar Leite Semidesnatado Não Prejudica Criança, diz Estudo

NOVA YORK (Reuters Health) - As crianças podem beber leite com menos gordura com segurança, sem que haja interferência em seu crescimento e desenvolvimento, afirmaram pesquisadores.

Normalmente as dietas reduzidas ou pobres em gordura não são recomendadas a crianças com menos de 2 anos, pois elas precisam de consumo adequado de gordura e calorias durante um período de crescimento e desenvolvimento cerebral rápido.

Em um novo estudo com 51 crianças entre 1 e 2 anos, pesquisadores não detectaram diferenças em altura, peso e porcentagem de gordura corporal entre aquelas que tomaram leite integral, que contém 4 por cento de gordura, e aquelas que consumiram leite com 2 por cento de gordura.

Uma xícara de leite integral (240 mililitros) contém 8 gramas de gordura e 150 calorias, e uma xícara de leite contendo 2 por cento de gordura contém 4,7 gramas de gordura e 122 calorias. Uma xícara de leite contendo 1 por cento de gordura contém 2,6 gramas de gordura e 102 calorias, e o leite desnatado tem menos de 0,5 grama de gordura e somente 80 calorias.

"Nossos dados são úteis para mostrar que o consumo de leite com 2 por cento de gordura não deve criar preocupações sobre o crescimento adequado em bebês", afirmaram Karen S. Wosje, da Universidade Estadual de South Dakota, em Brookings, e sua equipe, na edição de janeiro de Journal of the American Dietetic Association.

O número de calorias consumidas todos os dias não variou entre os dois grupos de crianças, de acordo com o estudo. Aquelas que consumiram o leite semidesnatado compensaram o menor número de calorias aumentando seu consumo de carboidratos.

Não houve diferença entre a quantidade de proteínas, colesterol ou ácidos graxos monossaturados entre os dois grupos, e todas as crianças receberam níveis adequados de cálcio, destacaram Wosje e sua equipe.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários