Notícias de saúde

Bisteca Pode Ser Proibida na UE Por Causa da Vaca Louca

BRUXELAS (Reuters) - A carne de bisteca deve se tornar uma raridade em muitas partes da União Européia (UE) se for realmente colocado em prática o mais recente plano de proteção da saúde pública em meio a crescentes temores em relação à doença da vaca louca no continente.

Assustados com o número crescente de casos da doença, conhecida como encefalopatia espongiforme bovina (BSE), em todo o continente, a Comissão Européia, o Executivo da UE, elaborou planos para proibir a venda de carnes que contenham ossos de animais com idade superior a 1 ano.

"Com as propostas de hoje acrescentamos uma camada adicional de proteção aos consumidores", disse o comissário de controle de alimentos da UE, David Byrne, em um comunicado.

Se aprovada pelos chefes da área de veterinária do bloco, a proibição entrará em vigor em 1o. de abril em todos os países-membros da UE com exceção da Suécia, Finlândia, Áustria, Grã-Bretanha e Portugal,.

Os três primeiros ainda não detectaram nenhum caso da doença. Os dois últimos, onde o número de casos já é bastante alto, medidas de proteção extras já foram adotadas.

A França já proibiu a venda da bisteca com osso.

Os cientistas acreditam que a BSE pode provocar um mal similar nos seres humanos, doença essa conhecida como variante da Doença da Creutzfeldt-Jakob (vCJD).

Mais de 80 pessoas na Grã-Bretanha e duas na França morreram em consequência da vCJD e os cientistas advertiram que, como há um potencial período de incubação, a cifra final de mortos pode ser maior.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários