Notícias de saúde

Companhia Aérea Russa Vence Batalha Contra Fumo nos EUA

07 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). A companhia aérea russa Aeroflot Airlines anunciou uma vitória dos direitos dos fumantes depois que conseguiu derrubar uma proibição dos Estados Unidos contra o fumo a bordo dos aviões, disse a empresa na terça-feira.

Uma porta-voz da Aeroflot, a maior companhia aérea da Rússia, afirmou que conseguiu um acordo sobre a proibição que avaliou o fato como uma violação à soberania nacional. O país tem uma das mais altas taxas de consumo de tabaco no mundo.

"Acredito que esse é um acordo justo e é do maior interesse não só de nossos próprios fumantes, mas daqueles de outros países que voam com nossa companhia aérea porque permitimos que eles tenham a opção de fumar", disse a porta-voz.

O acordo, alcançado após um mês de negociações com autoridades de transporte norte-americanas, permite que a Aeroflot reserve mais de 16 por cento dos assentos da classe econômica e 40 por cento da classe executiva a fumantes.

Não há limites de fumo na primeira classe ou na cabine dos pilotos, mas o Departamento dos Transportes norte-americano vai exigir que a companhia aérea notifique os passageiros na compra dos bilhetes de que o fumo será permitido na aeronave.

Cerca de 3 bilhões de maços de cigarros são vendidos anualmente à população russa, de 145 milhões de habitantes. Mais de 50 por cento dos homens e 25 por cento das mulheres na Rússia fumam, de acordo com o Ministério da Saúde.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários